Prefeito Gustavo Melo entrega oficialmente kit de apostilamento da educação infantil de Alto Araguaia

Cerca de 407 alunos foram contemplados.

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

Ao inovar no sistema da rede municipal de educação de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), o prefeito Gustavo Melo (PSB) entregou oficialmente o kit de apostilamento da educação infantil. O projeto Sistema de Ensino Família e Escola (SEFE), visa dar mais qualidade no processo de ensino aprendizagem infantil da pré-escola no município. Cerca de 407 alunos foram contemplados. O investimento em recurso próprios são de R$139.840,00.

A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) nas escolas Maria Julia de Almeida, Lourença Afonso de Melo e Adalcy da Conceição Rodrigues. As escolas na zona rural, Patrocínio Joaquim dias (Paraíso) e Anibal Pereira Junior (Gato Preto) também foram contempladas. O kit conta com livros didáticos do sistema apostilado bimestral contendo treinamento de docentes, além do fornecimento de materiais para pais, alunos e professores.

O prefeito Gustavo Melo pontua que a adesão do material irá facilitar a vida do professor além de aproximá-lo das famílias dos alunos tornando o aprendizado mais eficaz. “Os materiais vão servir como um norte para os professores. Como não havia coleção como a que estamos implantando os professores precisavam desenvolver seus próprios materiais. A partir de agora vão poder dedicar mais tempo às crianças”, ressalta o gestor.

“Em nenhum momento tivemos um material tão bom assim com ilustrações e atividades lúdicas, que é o que a educação infantil prioriza no momento. É o início da vida escolar das crianças e é necessário, o visual delas é bastante aguçado”, comenta a professora Claudia Campos David. Já a professora Andreia Batista Freitas pontua que o material irá enriquecer o trabalho em sala e o desenvolvimento das crianças.

Para Aparecida Karina, diretora da Escola Municipal Lourença Afonso de Melo, o projeto que visa a união da escola e família terá um grande auxilio. “É uma soma para os professores visto que a educação infantil é a base, e ela sendo fortificada nós teremos um ensino fundamental de melhor qualidade”, diz.

Conforme explica a secretária de Educação do município, Paula Regina Fraga, a iniciativa tem como objetivo apostar no tripé família, escola e estudante. “Buscamos esse sistema para que houvesse participação conjunta na formação das nossas crianças. Assim que tivermos bons resultados iremos implantar o sistema em outras séries. Mesmo sendo um processo lento não podemos deixar de investir na educação”, ressalta.

Além da educação infantil, o SEFE firmou parceria com a prefeitura para o plano piloto “Família & Escola” para o 1° ano do ensino fundamental que será testado em 2019 de forma gratuita junto a rede municipal de ensino em Alto Araguaia. Mais 200 alunos foram contemplados. Caso a proposta obtenha sucesso junto aos estudantes, também será adotado como sistema de ensino nas outras séries.

Além do chefe do poder executivo municipal, participaram da entrega na Escola, o vice-prefeito, Freud Fraga, a secretária de Educação, Paula Regina Fraga, os secretários Manoelito Resende (Administração), Milton Lima (Infraestrutura), Priscila Dourado (Assistência Social), Welton Vilela (Finanças). Os vereadores Jorge Melo, Henrique Pyter, Clodoaldo Alves, Vanderlei Marques, José Airton, Paulo Lopes e Marco Aurelio também acompanharam o lançamento do programa.